quarta-feira, 24 de julho de 2013

As aventuras do Papa no país da Copa

Um dos vídeos mais repercutidos da internet durante a passagem do Papa Francisco I ao Rio de Janeiro com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi à apresentação do Ministro do STF Joaquim Barbosa, que cumprimentou o pontífice da Igreja Católica e agiu com indiferença ao passar pela presidente Dilma Rousseff sem os cumprimentos formais. A situação que se tornou engraçada e virou chacota nas redes sociais, obteve compartilhamentos, ferramenta comum para disseminar conteúdos, e provocou ascensão vídeo por toda situação, destacada pelo semblante da presidente, e o comentário surpreso da repórter que fazia a cobertura no momento.




Durante a passagem do Papa ao Brasil outros fatos foram lançados na rede e divulgados com irônicos comentários, até mesmo piadas foram feitas para ridicularizar a travessia do Papa pela cidade do Rio, onde sua comitiva permaneceu encurralada por fiéis em congestionamento na cidade maravilhosa, erro ou escolha? Ninguém ainda sabe ao certo de quem é a responsabilidade do fato, escolha do próprio Francisco, ou erro de percurso do comboio. Sabe-se apenas que o santíssimo Papa durante sua primeira viagem depois de ser eleito, viveu aqui no Brasil, país que tenta se preparar para copa de 2014, uma situação constrangedora, diante de toda cerimonia para sua chegada. Que recebeu criticas na imprensa internacional.

A cobertura desse evento nos despertou sobre a participação espetacularizada da mídia, que de forma completamente sedenta por notas e noticias busca em pequenos acontecimentos uma discussão de proporções grandiosas, que nos faz refletir sobre sua verdadeira função informar ou provocar?

O Mídia Peba sendo fruto de uma experiência acadêmica não poderia pensar de outra forma a  não ser que nosso papel como comunicadores é de informar o fato com isenção, porém o despertar da reflexão sobre o acontecido tem que partir do leitor, e não apenas ceder a informações da mídia manipuladora.

Postado por: Renata Portela e Ronaldo Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário