quarta-feira, 17 de julho de 2013

Bode Gaiato e Arretado


As redes sociais interagem e informam, trazendo discussões a nível nacional que muitas vezes são repercutidas inicialmente no meio virtual, abordando uma visão bem mais democrática e sujeita a opiniões da mass media (termo em latim que refere-se aos meios de comunicação de massa). A Cibercultura, conceito de Pierre Levy, é essa nova interação e troca de ideias no espaço virtual (ciberespaço), ambiente este de discussão de ideias, enquetes, onde opiniões diversas são publicadas e compartilhadas.

Segundo afirmações do sociólogo Stuart Hall, autor do livro "Identidade Cultural na Pós-modernidade", o mundo globalizado hoje, está sofrendo um processo de descaracterização.  As pessoas estão ficando cada vez mais distantes de suas raízes e costumes, sem uma definição de valor, também, acerca de sua própria identidade.

A página do Facebook, o Bode Gaiato, por exemplo, resgata e valoriza a cultura e uma linguagem regional nordestina e de uma forma mais próxima permite aos usuários que interajam e discutam temas de forma irônica, engraçada e crítica, utilizando de montagens com um dos símbolos do nordeste, o bode, com situações cotidianas somadas a temas de interesse social.

Recentemente o povo brasileiro foi à rua, enquanto cidadão, exaltar tudo o que lhes incomodam na prestação dos serviços públicos. Inicialmente as reivindicações partiram das redes sociais. Nas redes sociais cresceram as reivindicações contra o aumento da tarifa na passagem de ônibus. Aparentemente um caso isolado, a proporção foi crescendo. O movimento ganhou força nas ruas, saindo do mundo virtual. Como as redes sociais não se prendem e não se devem prender a apenas uma pauta, outras discussões foram inseridas dentro do contexto. Fácil de se entender, basta se questionar a prestação dos serviços públicos em nosso país. Aumentar tarifa de transporte público, em troca de superlotação, problemas no trânsito, estradas, transportes insuficientes. A popularidade do Bode gaiato se fez presente nas manifestações de ruas que tomou conta do país nos últimos meses. No Brasil e em outros países foram vistos cartazes de protestos com a expressão que se tornou famosa: “Armaria mainha, nãm!”




 Postado por: Ronaldo Júnior e Renata Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário